Spa Clínico para Bebés

Sessões de estimulação sensorial em meio aquático.

O SpaForBabies é um método inovador  de psicoterapia preventiva, concebido e desenvolvido pela Dra. Clementina Pires de Almeida, assente num protocolo clínico adaptado às necessidades de cada bebé, e da sua respetiva etapa de desenvolvimento.

Uma vez que o cérebro precisa de experiências sensoriais diversificadas para se desenvolver, no Spa ForBabies proporcionamos sessões semanais de estimulação multisensorial em meio aquático. Todas as sessões são diferentes, uma vez que os  protocolos de cada sessão, são adaptados à idade e à etapa de desenvolvimento em que cada bebé se encontra. Assim, serão trabalhadas as competências (ao nível sensorial, motor, emocional e cognitivo) que o bebé está desenvolver naquele momento, dando ferramentas aos pais para que possam reforçar estas aprendizagens em casa, até à sessão seguinte.

E, uma vez que, a estimulação sensorial só será eficaz quando acompanhada de uma relação com o outro, os pais são envolvidos em todo o protocolo, e incentivados realizarem alguns dos procedimentos. Isto porque  queremos ajudar a fortalecer a vinculação com o seu bebé, uma vez que ela desempenha um papel fundamental no desenvolvimento cerebral do seu pequenino cérebro.

Os benefícios da hidroterapia são já bastante conhecidos, como sejam: o fortalecimento do sistema cardiovascular, o alívio da obstipação e prevenção das cólicas, ou até o relaxamento que ajuda a regular o sono e a diminuir os níveis de stress. Mas, uma das razões pelas quais realizamos sessões de estimulação sensorial em meio aquático é porque o meio aquático assemelha-se à vida intrauterina, permitindo desenvolver as competências do bebé num ambiente ambiente familiar, e portanto, de conforto. É quase como “um regresso à casa”, deixando-o mais predisposto a receber estímulos sensoriais do exterior.

O protocolo clínico de cada sessão termina sempre com uma massagem terapêutica para estabilizar a integração sensorial e relaxar o bebé.

Visite a nossa loja e conheça os nossos serviços e condições!

É uma extravagância sensorial o que experienciam os bebés ao sentir o conforto da imersão do seu corpo na água, ouvir os seus salpicos, ver as bolhas e ondas que se formam, e talvez até mesmo provar algumas gotas. É também uma experiência de aprendizagem sensacional para o seu filho: à medida que o seu cientista em embrião /construção se move, agita a água, espirra, ri e se diverte, ele vai observando a causa e efeito, e experimentando de forma fascinante as propriedades fluidas da água

A medida que o bebé dá pontapés na água, cria pequenas ondas de balanço que o vão ajudar a melhorar o seu equilíbrio e coordenação e, em última instância, apoiar a sua capacidade de gatinhar, andar e nadar.

Os primeiros anos de vida são as bases da saúde mental de um bebé. Nesta perspetiva, durante este período há o maior e mais rápido crescimento do cérebro, logo, o mais suscetível. As redes neuronais mais usadas tornam-se mais fortes e mais complexas e as menos usadas são eliminadas. Os cérebros dos bebés são literalmente esculpidos pelos ambientes em que os bebés vivem. A investigação demonstra que um ambiente rico em estimulação sensorial tem efeitos duradouros no desenvolvimento cerebral. Por exemplo, a estimulação visual é muito importante para o desenvolvimento da coordenação olho-mão, para a leitura e escrita futuras; o toque melhora o raciocínio matemático; certos cheiros melhoram a atenção, entre outros.

No momento do nascimento, as células nervosas do cérebro do bebé estão desorganizadas e ainda não se encontram bem conectadas.Enquanto o bebé cresce, o cérebro recebe informações de todos os cinco sentidos. A entrada destas informações faz com que as células nervosas se multipliquem e formem uma multiplicidade de ligações com outras células nervosas.

Estas sessões ajudam o bebé a atingir o seu potencial! Os bebés já nascem brilhantes, mas sem experiências ricas, alguns neurónios e conexões menos usados, desaparecem. Nada é mais desastroso para o desenvolvimento do cérebro do bebé do que uma falta de estimulação. Assim como alimentamos a sua barriguinha, também temos de alimentar o seu cérebro! Esta estimulação pode e deve começar durante o período de gravidez. Regra fundamental: ser divertido, respeitar os ritmos dos bebés e ser consistente na repetição!

Como pais, temos um papel crítico a desempenhar na ajuda das nossas crianças a percebem o seu potencial intelectual. Contudo, temos que ter em atenção que os bebés e crianças pequenas gostam de aprender, mas aprender sem esforço!
Divirta-se enquanto ajuda a construir o cérebro do seu bebé!

As sessões decorrem desde o nascimento até aos 3 anos de vida

As sessões duram 50 min.

Solicitamos que estejam presentes 10 a 15 min. antes do inicio da sessão.

Por se tratar de um protocolo clínico de Psicologia Pediatrica, é totalmente dedutivel em IRS e comparticipado por diversos subsistemas de saúde.

Conheça a opinião de quem já experimentou o nosso SPA!

Perguntas Frequentes

O que acontece em cada sessão?

Quando chegam, os Pais e cuidadores recebem orientação sobre como vai correr a sessão. Em seguida, o Bebé faz alguns exercícios de aquecimento antes de entrar na piscina. Após o tempo na água, o pequenino sai, para receber a massagem dada pelos Pais, com orientação da terapeuta. Após a sessão, ele está relaxado e pronto para ir embora. Todas as informações de como decorreu a sessão são registadas no processo clínico do bebé o que permite que os exercícios das próximas sessões possam ir alterando de acordo com o seu desenvolvimento.

Quanto tempo dura cada sessão?

Cada sessão tem uma duração média de 45 minutos.

O que é preciso levar para a sessão?

Apenas o seu Bebé. Nós disponibilizamos o resto (toalhas quentes e higienizadas, roupões, fraldas para nadar, flutuadores e todos os produtos necessários à massagem). Especialmente no inverno, importa trazer vestuário que permita cobrir a cabeça do Bebé ao sair do Spa ForBabies, devido às diferenças de temperatura.

O Bebé pode comer antes da sessão?

Sim, pode. Como a água está à temperatura do corpo e o ambiente está aquecido, não há perigo de parar a digestão. Nota: O seu Bebé pode ter fome durante a sessão, ou próximo do fim. Por favor, tenha em consideração este aspeto se estiver a amamentar ou a alimentá-lo com biberão. Temos forma de aquecer a água para o leite e um cantinho de amamentação para a sua conveniência, e oferecemos chá e água aos Pais.

Como se comportam normalmente os Bebés após uma sessão?

De acordo com a nossa experiência, comem e dormem logo a seguir. A maioria dos Bebés fica com muita fome após a sessão e muitas vezes têm necessidade de ser amamentados. Já com “a barriguinha cheia”, dormem. Os relatos indicam que o continuam a fazer, melhor e mais tranquilamente, nessa noite e nos dias subsequentes.

Quantas sessões por semana são recomendáveis?

Para obter-mos os resultados desejados o ideal seria que os bebés pudessem fazer duas sessões semanais. No entanto conseguimos ver algumas melhorias em todos os aspectos de alimentação, sono e desenvolvimento geral com uma sessão semanal.

Como devo proceder se o meu Bebé acordar doente no dia da sessão?

Nós queremos que Bebé e Pais possam usufruir ao máximo de cada sessão no Spa ForBabies, por isso, se não for possível comparecer, informe-nos com a maior antecedência possível para adiarmos a sua sessão.

Posso levar um convidado?

Sim! É bom que esta experiência seja partilhada pelas pessoas mais próximas do Bebé, no entanto, como o nosso espaço é limitado e gostamos de manter um ambiente calmo para os Bebés, pedimos-lhe que traga somente um convidado de cada vez. Poderá no entanto optar por uma sessão exclusiva para o seu Bebé, onde poderá trazer o número de convidados que entender.

Os meus outros filhos podem assistir às sessões?

Como referimos, apenas mais um convidado poderá assistir às sessões. Dependendo da idade e do comportamento dos seus outros filhos, ele poderá assistir sem qualquer problema. Pedimos alguma sensibilidade acerca deste tópico, uma vez que as crianças mais pequenas ficam bastante excitadas com as piscinas e têm dificuldade em entender que não podem entrar. Gostamos de manter um ambiente calmo, e por isso, indicamos as sessões privadas para que possa trazer mais convidados.

Quantos Bebés podem estar em cada sessão?

Limitamos as sessões a um máximo de até seis Bebés em simultâneo (temos duas piscinas individuais e uma piscina de grupo). O número reduzido garante a manutenção do ambiente calmo para os Bebés e permite aos pais um espaço para compartilhar experiências, truques e dicas, e solicitar orientações.

Será que o meu Bebé vai estar na piscina com outros Bebés?

Dependendo da idade e da sua preferência. Para os Bebés mais pequenos, utilizamos as piscinas individuais. Para os Bebés “maiores”, a interação com os outros Bebés é também estimulante, e como precisam de mais espaço, as sessões em grupo podem ser mais interessantes. No entanto, é possível marcar uma sessão exclusiva onde estará somente o seu Bebé.

Tenho que entrar na água? O que devo vestir?

Lamentamos, mas entrar na água é só para os Bebés. Deve no entanto, usar roupa confortável, que facilmente lhe permita inclinar-se sobre a piscina, brincar com o seu Bebé e aplicar-lhe a massagem. O objetivo é conectar-se com o seu Bebé e relaxar. Venha como se sentir mais confortável. Lembramos que a temperatura ambiente no Spa ForBabies é de cerca de 27ºC pelo que em especial no Inverno sugerimos que traga uma T-Shirt por baixo da sua roupa mais quente para que possa sentir-se mais confortável.

Posso filmar a sessão?

Gravar a sessão completa não é possível, uma vez que interfere com a dinâmica pretendida e com a privacidade dos outros Bebés. Por outro lado o facto de estar atento às fotos e filmagens não permite aos Pais que se conectem com o seu Bebé e possam desfrutar ao máximo das sessões.

Porquê a Mustela ?

Porque é uma marca com um conhecimento único sobre a pele dos Bebés, com mais de 70 anos de experiência no trabalho de investigação nesta área, e porque é uma marca querida dos Papás e Mamãs portugueses.
A Mustela oferece a todos os Bebés produtos extremamente sensoriais, com uma fragância inimitável, que tornam cada gesto de cuidado num momento de bem-estar. Inovadores, seguros, eficazes e cada vez mais naturais, os cuidados Mustela protegem a pele do seu Bebé e contribuem para a sua construção, dia após dia.
Para preservar o capital celular da pele do Bebé, a Mustela reinventa os seus cuidados com novas fórmulas, enriquecidas com Perséose de Abacate. Desenvolvidos em colaboração com pediatras e dermatologistas, os cuidados Mustela Dermo-Pediatria foram especificamente desenvolvidos para responder aos problemas de pele dos Bebés.

Dance com o seu melhor par de todos – seu bebé!

Venha divertir-se enquanto ajuda a construir o cérebro do seu bebé

Com os pequeninos aconchegados em slings ou marsúpios, a Clínica ForBabies oferece excelentes atividades de movimento, uma oportunidade de socializar com outras mães e pais e uma oportunidade de introduzir ao bebé a música e o movimento. As aulas são destinadas a bebés desde os 3 até aos 36 meses de idade.