ForBabies Consultas

Consultas de Psicologia Pediátrica

Consultas de Psicologia Pediátrica

Como saber se o seu bebé se está a desenvolver bem em todas as áreas? (cognitiva, emocional e comportamental) Perceber como o seu filho se desenvolve. Orientar para atividades que o podem ajudar a desenvolver. Detectar sinais de alerta o mais cedo possível.

Para além de Peso e Medida

É normal após o nascimento de um bebé, este fazer visitas de rotina ao pediatra, mas não é muito vulgar fazer as mesmas visitas de rotina ao psicólogo! Assim como o exame auditivo ou oftalmológico visam assegurar que as crianças estão a ouvir e ver corretamente, os exames comportamentais e de desenvolvimento asseguram-nos que as crianças estão a evoluir no seu desenvolvimento, em áreas como a linguagem, social, motor ou emocional, de acordo com o que é espectável para a sua faixa etária.

Tendo em conta que estas áreas de desenvolvimento na primeira infância estão diretamente relacionadas com a aquisição de determinadas competências que permitem às crianças ter, por exemplo, sucesso escolar e sabendo nós que irão influenciar a sua forma de lidar com o mundo para toda a vida, será que devemos deixar que se desenvolvam ao acaso!?

Quando deve ser realizada?

As recomendações internacionais são de que se realizem desde o nascimento, aos 3, aos 6, aos 9 e aos 12 meses e posteriormente de 6 em 6 meses.

Um bebé nasce no momento em que a sua realidade de existir interfere com a vida dos seus pais. Todos os aspetos relacionados à sua “chegada” são observados e acompanhados durante a consulta, tendo como foco condicionar a relação precoce entre pais e bebé, e como consequência, favorecer o desenvolvimento do feto.

As diferenças comportamentais de cada bebé são observadas desde cedo, apresentando-se como individuais variáveis de feto para feto. Os bebés adotam, ainda na barriga da mãe, posturas próprias e distintas uns dos outros, relacionam-se, portanto, de forma particular com o ambiente intrauterino e com os seus objetos de relação (a placenta e o cordão umbilical).

Sendo esta observação uma evidência de que o desempenho e o comportamento dos fetos são próprios e bastante específicos, reflexos também de uma relação materno-fetal, torna-se importante haver o esclarecimento dos pais no que concerne à forma como sentem o filho e como se imaginam enquanto pais.

Os bebés passam por dificuldades temporárias e nós podemos ajudar!

Os pais frequentemente recorrem inicialmente ao seu pediatra para aconselhamento sobre questões como alimentação, sono, ansiedade, ou agressividade mas, embora estas preocupações comportamentais possam ser muito comuns e muitas vezes refletem processos de desenvolvimento típicos, podem também ser sinal de stress no bebé.

Através da Consulta de Psicologia Pediátrica S.O.S., pretende-se desenvolver o potencial cerebral do bebé, assegurando que este terá um desenvolvimento consistente ao longo das etapas da sua vida, durante o seu crescimento. Diversas técnicas são utilizadas de acordo com as idades dos bebés, de forma a que estes se adaptem melhor aos métodos implementados.

Somos especialistas em bebés

Estas são as nossas respostas às dificuldades temporárias.

Para bebés que apresentem dificuldades em dormir.

Para bebés que apresentem birras persistentes e/ou de longa duração

Para bebés com dificuldade no desfralde.

Para bebés que apresentem sinais de terrores noturnos, pesadelos e medos.

Para bebés que apresentem recusa ou dificuldade em se alimentar.

Orientada para bebés que vão iniciar a creche.

Para bebés com muito choro, irritabilidade e dificuldade em acalmar.

Para bebés que estejam a lidar com a perda (divórcio, separação, morte)

BabySense

Venha daí conhecer as nossas atividades para Pais e bebés

Os bebés não falam, mas nascem brilhantes!!

 

No entanto,  precisam da ajuda dos adultos, para que estes lhes proporcionem as melhores experiências possíveis!

 

Durante este período há o maior e mais rápido crescimento do cérebro e por isso o mais susceptível. O cérebro do bebé, nasce com cerca de 100 000 milhões de neurónios, mais do que as estrelas que existem na via láctea e mais do que todos os grãos de areia de todas as praias do mundo!!

Sabia que o cérebro do seu bebé cresce mais numa hora do que o seu num dia inteiro?

O cérebro do bebé no primeiro ano de vida faz 700 sinapses por segundo! As redes neuronais mais usadas tornam-se mais fortes e mais complexas e as menos usadas são eliminadas. Os cérebros dos bebés são literalmente esculpidos pelos ambientes em que os bebés vivem. A investigação demonstra que um ambiente rico em estimulação sensorial tem efeitos duradouros no desenvolvimento cerebral.

babysense-forbabies

Quer marcar uma consulta?

Contacte-nos pelo 220120779 ou preencha o formulário de marcação de consulta ...