Quando temos um bebé pequeno, muitas das vezes a aventura começa mesmo antes de começar, ou seja, antes da viagem! Então, o que é que devemos ter em atenção, antes de começar a viajar?

  1. Passaporte

Se vão para fora do pais, é muito importante fazer um passaporte também para o bebé. Caso a viagem seja para dentro da União Europeia, o cartão de cidadão do bebé será o suficiente. Recorde-se que estes documentos demoram algum tempo a ficar prontos, por isso, procure tratar deste assunto o mais rápido possível.

2. Ir ao pediatra

É importante conversar com o médico que vos acompanha, informando para onde pretendem viajar e pedir-lhe algumas recomendações. Dependendo do destino, pode ser necessário que o bebé tome algumas vacinas como medida de prevenção. Tente também fazer isso o mais cedo possível, para o bebé não estar a sofrer com efeitos secundários da vacina durante a viagem.

3. Informar a companhia aérea 

Mais uma vez, se forem de avião é necessário que o bebé tenha o seu próprio cartão de embarque, mesmo que não pague bilhete. Ligue para o apoio ao cliente e veja quais são as suas opções. Caso o bebé viaje só com um dos pais, vão precisar de ter uma autorização do outro pai. Esta autorização tem de ser autenticada por um notário.

4. Fazer as malas

Faça as malas com a maior antecedência possível, para se certificar que não se esquece de nada. O mais aconselhável será fazer uma lista com tudo aquilo que vai precisar, e depois começar a fazer a mala. Se fizer isto com tempo suficiente, vai ainda conseguir comprar tudo aquilo que lhe falta.

Regra geral, as pessoas costumam ser bastantes solidárias com quem viaja com bebés. Viajar com um bebé é muito diferente de viajar sozinha ou com outros adultos. O ritmo é diferente, os programas são diferentes, mas o mais importante é relaxar, e passarem bons momentos em conjunto. Veja aqui como deixar o seu bebé fresquinho com o calor.

Boa viagem!